A minha evolução capilar e o processo de transição de cor

28 de junho de 2016

Atire a primeira pedra quem nunca se imaginou loira ou com pelo menos aquelas mechas mais claras. Toda mulher já pensou nisso pelo menos uma vez na vida.
Eu sou uma delas.
Tenho tintura no meu cabelo desde uns 11 ou 12 anos, já tive cabelo vermelho, preto, castanho, tudo que imaginar! Clareio desde os 14 ou 15 anos de idade, ou seja, a mais de 10 anos. Salvo 2 vezes em que passei tonalizante, nunca mais deixei de fazer luzes desde então, e isso acabou com meu cabelo. Esse processo de clareamento com água oxigenada deixa-o ressecado e quebradiço, além de afinar o fio dificultando a chegada de nutrientes por toda a sua extensão.
Por todos estes motivos eu precisei cortar ele por diversas vezes, e ele foi ficando curtinho aos poucos. Durante todos estes 10 anos eu tive várias fases: fios mais longos e finos, longbob e até chanel. Mas nunca consegui chegar ao meu tão sonhado cabelo longo e volumoso. Por diversas vezes pensei na possibilidade de colocar megahair, mas por medo de danificar ainda mais o meu próprio cabelo acabei desistindo.
Sempre imaginei que meu cabelo ‘fosse assim’ por natureza, e não por consequência da longa e contínua exposição aos fortes produtos químicos que envolvem um loiro, até o dia em que encontrei uma foto antiga do início do meu processo de clareamento, e vi que meu cabelo era super lindo e do jeito que eu sempre tive vontade: comprido, volumoso e com brilho. Foi aí que eu entendi que ele não era assim por natureza, e sim porque estava fraco e danificado.

Untitled-1 copy

Essa foi tirada em 23 de junho de 2006. A exatos 10 anos.

DSCF 200

Esta foto também é de 2006, mas antes de iniciar o clareamento dos fios (Eu já passava tonalizante escuro nessa época)

Quem me conhece e conhece meu cabelo sabe que esse ‘montoeira’ de cabeleira não me pertence atualmente, muito pelo contrário: tenho pouco cabelo e com fio super fino.
Tenho um cuidado incrível pra tentar deixar meu cabelo o mais saudável possível. Isso inclui todo o tipo de shampoos possíveis, assim como as máscaras (já que condicionador não dá conta de um cabelo com tantas luzes). Faço um rodízio de shampoos e condicionadores, e normalmente misturo mais que uma máscara por banho. Já os shampoo, uso 2 por lavagem: o primeiro para cabelos normais – ou com função mais hidratante – e o segundo normalmente para fortificar e estimular o crescimento dos fios.
Meu marido costuma brincar comigo dizendo que não conhece ninguém que tenha mais cremes que eu, ou que seja tão surtada por eles! rs
Normalmente retoco minhas luzes de 3 em 3 meses propositalmente para que o cabelo consiga se recuperar da última ‘intensiva’. E a mais ou menos 3 anos eu venho pensando na possibilidade de o deixar mais escuro, mas sempre acabava deixando pra lá por algum motivo, ou simplesmente pelo medo do processo intenso que seria e por saber que seria difícil conseguir administrar uma raiz comprida e escura.

cabelo-platinado-antigo

Cabelo super claro em várias fases e comprimentos.

 

Quando já estava com um pézinho no desapego do platinado fui pedida em casamento e novamente eu adiei os planos de deixá-lo crescer. Esse desejo acabou sendo adiado por mais ou menos 1 ano já que ficamos noivos durante esse período.
Mas mesmo com a organização do casamento e a construção da nossa casa eu não esqueci a vontade de dar um jeito definitivo nas madeixas, e já fui me programando psicologicamente para todo esse processo que aconteceria após o nosso casamento acontecer no dia 31 de outubro do ano passado.
Mais ou menos 1 mês depois do nosso casamento eu fiz o corte longbob e pedi pra cabeleireira deixar com pontas na frente pra eu me adaptar melhor. Amei o corte e usei-o durante mais ou menos 5 meses e também não fiz mais nada de manutenção na coloração.

 

cabelo-platinado-longbob

Meu cabelo curto com o corte longbob e o início do processo de troca de cor de raiz.

Depois do casamento iniciei o tratamento de fortalecimento capital com cápsulas de Imecap (Ganhei um tratamento grátis de 15 dias através da GLAMBOX), assim como usei o shampoo CrecePelo. Fiz hidratação várias vezes durante o mês e sempre tentando manter o cabelo mais branco e menos amarelo com máscara diluída com o Matizador 3D Ice Blond da Magic Color.
(Inclusive já fiz uma publicação no antigo FashionRouge falando sobre a manutenção do meu cabelo com este matizador):

 

10421957_760192800669752_6596748595794120559_n

 

Preciso contar pra vocês que meu cabelo já é outro! No começo não foi fácil ver aquela raiz super cortada e dividida pro duas cores tão distintas, mas depois me acostumei e tentei aproveitar ao máximo esse momento de transição pra conhecer melhor meu cabelo natural. Como sempre tive o cabelo oleoso as luzes eram minhas aliadas nesse controle, mas conforme o cabelo natural foi aparecendo eu precisei me adaptar até nos shampoos e na quantidade de dias por semana que lavo o cabelo. Em compensação o meu cabelo está muito mais brilhoso na parte natural, o que já me deixa super feliz.
No início da semana passada também comecei mais um tratamento – desta vez com o FortHair – e farei por 60 dias. Tenho certeza de que adorarei o resultado, pois já senti meu cabelo mais volumoso em apenas uma semana.

 

13510768_984192465011867_7546683892330528077_n

 

Hoje meu cabelo está a mais ou menos 8 meses sem coloração artificial nenhuma, e já estou super feliz com o resultado. Na parte de trás quase consegui retirar toda a descoloração.

 

cabelo-raiz-longa

 

É assustador ver ele assim né?! HAHAHAHA Devo ser a única que fica feliz em ver um cabelo amarelo desses e com uma raiz desse tamanho!
Mas demorei muito pra ter coragem pra deixar neste ponto. Mês que vem fecho esse ciclo mais complicado, que é o de deixar a raiz super comprida pra poder recomeçar a coloração com a raiz natural. Ou seja, no mês que vem pretendo não ter mais essa divisão entre as cores, ainda estou escolhendo algum lugar bacana pra ajeitar toda essa bagunça de uma forma suave.
CALMA! Eu vou continuar loira, e nem conseguiria ficar morena de novo (eu acho), mas quero que meu cabelo seja mais escuro na raiz, com um degradê suave, e que – PRINCIPALMENTE – seja mais saudável. Talvez eu deixe de ser uma loira super platinada e que sonha com um cabelo com fundo cinza, mas as pontas continuarão a ser loiras… Ou talvez, sabe-se lá o que vem por aí né? Sou uma eterna caixinha de surpresas! rs
Bom, depois de muito desabafo, aguardem cenas dos próximos capítulos! No começo do próximo mês quem sabe eu apareça por aí com o cabelo renovado, e mais saudável! ♥ Mas já aprendi a amar esse meu novo estilo de raiz comprida:

 

179 iOS

 

♥ Beijos!

 

 

 

 

 

6 Comments

  1. Responder

    Daniele

    Ola…boa noite
    Estou com o mesmo problema! Tenho dois meses sem fazer mechas…já tenho 3 dedos de cabelo sem tintura nenhuma…mas fiz progressiva pois são ondulados. Meu último processo quase me deixou careca! O cabelo aonde fiz as Mechas derreteu todo. Agora vou só cortar e manter à cor natural por muito tempo (ou não) pois como você sabe ser loira é um vicio….

    1. Responder

      Daiana Dick

      Oi Daniele, tudo bem? Caramba! Sério mesmo que você quase ficou careca?
      Então estamos mais juntas do que nós mesmas poderíamos imaginar! KKKKKKKKKK Eu também quase fiquei careca a mais ou menos 10 meses antes do casamento, talvez um pouco mais. Fui pra piscina e uns 5 dias depois fui fazer as luzes… Meu cabelo fritou! Até que a cabeleireira conseguiu terminar de colocar os papéis na parte de cima do meu cabelo já tivemos que tirar a parte de baixo porque ferveu. Que desespero, sério!
      Depois disso eu precisei ficar um tempo sem fazer nada e só pude arrumar perto do casamento… Depois disso e depois do meu casamento no final do ano passado eu também fiz algo que acabou quebrando uma mecha bem grande de cabelo na parte de cima da cabeça, bem na divisão do cabelo (até hoje não sei o que foi que aconteceu). Graças a Deus meu cabelo já cresceu e a mecha da parte de cima já esta mais comprida, mas ainda aparece!
      A gente ama essas madeixas loiras, mas é cada trabalhão viu?! hahahahaha

  2. Responder

    Paula J. Brogni

    Nossa, amiga, q coragem!!! Seu cabelo é perfeito loiro, mas entendo q é complicado ver ele afinando e ficando menos saudável com o tempo. Na verdade é triste! Sempre quis platinar quase inteiro. Fiz uma vez só, mas não aguentei, pq os cuidados triplicaram! Enfim, e às vezes penso em tirar as mechas, mas ao mesmo tempo não me imagino sem elas. Agora tbm estou empenhada em cuidar mais dele. Estou tentando fazer aquele “cronograma capilar”, já viu? Ou isso ou o corte, mas não quero cortar… kkkkkkk caraaaaaaaa, loira SOFRE!!! Essa transição de cor tá showww, quero acompanhar!!! Bjão <3

    1. Responder

      Daiana Dick

      Nossa amiga, nem me fale! Eu também não me vejo sem ser loira sabe!? Mas é tão difícil lidar com todos os cuidados… As vezes cansa.
      Mas de qualquer forma eu não deixarei de ser loira, quero continuar com pelo menos as pontas claras, mas com a raiz natural, o que eu não faço a MUITOS anos. Acho que essa troca já vai me ajudar muito nos cuidados diários, e estou na esperança de que ele seja um pouco mais saudável. Se não ficar eu penso no que fazer a seguir! kkkkkkkk Então torce por mim.
      Seu cabelo é maravilhoso e dá pra ver que é super saudável também, diferente do meu que está todo quebrado e com meia dúzia de fios, enfim, eu também espero que você não precise cortar, porque seu cabelo é maravilhoooooooooso! ♥
      Estou com saudade! ♥ :*

  3. Responder

    Deusa Constanzi

    Amei o texto amiga, e vc fica linda/maravilhosa de qualquer jeito. Até careca!!!
    Com certeza é uma adaptação dificil deixar o platinado de lado, mas com certeza a saúde e vigor dos seus fios vão valer todo o sacrificio!
    Eu amo cabelo assim, com raiz mais escura, sou suspeita pra falar.. acho que está muito mais lindo e natural e qualquer que seja a mudança que vem por ai, vai ficar musa!!!
    Ansiosa pra ver como vai ficar!

  4. Responder

    Marina

    Oiii lindeza!!!
    Ser loira é um caso sério! Você começa descolorindo as pontas e quando assusta já tá completamente loira… Resolvi dar um tempo com a descoloração esse ano e já notei tanta diferença ♥ Quero experimentar esse FortHair logo HAHAHA Tava louca procurando um produto assim, que fosse bom e baratinho HAHAH!!

    Ps: Você fica linda de qualquer jeito!!
    Beijoss, http://www.madeingold.com.br

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *